Concreto Aparente - Tendências na decoração de ambientes

April 4, 2017

O concreto deixou de se visto como um mero coadjuvante e se tornou uma tendência, conquistando seu espaço dentro e fora dos lares. Pela tonalidade neutra (cinza) esse acabamento é muito versátil, pois combina com diferentes cores, texturas e materiais. Seu aspecto “bruto” traz um ar de modernidade e inovação aos espaços e também contrasta muito bem com elementos mais clássicos e tradicionais.

 

Paredes inteiras, divisórias, colunas, forros, lajes, fachada da casa, pisos e até uma residência inteira de concreto aparente ficam ainda mais charmosos com a sobriedade do cinza. Em contrapartida, este visual de encher os olhos exige atenção em dobro com mão de obra, pois existem muitas variáveis que possibilitam, ou impedem, um bom resultado final. Se o trabalho não for feito por profissionais capacitados, corre-se o risco de ser executado em formas inadequadas e ganhar bolhas e imperfeições.

 

Conheça algumas características do concreto aparente:

 

  • A utilização do mesmo cimento, em toda execução, previne o surgimento de manchas no concreto aparente;

  • A superfície do concreto aparente é protegida com películas resistentes a agentes corrosivos e às ações do tempo;

  • O revestimento aparente proporciona um ar contemporâneo a fachadas e paredes, que, dificilmente, pode ser reproduzido por outros elementos construtivos;

  • As cores do concreto aparentes podem ser as mais variadas, mas o tradicional são os tons de base inorgânica com os óxidos de cromo, ferro e o cobalto; - Pintar o concreto é a forma mais fácil de proteger a estrutura de agressividades do ambiente e de patologias como a carbonatação. É preciso cuidado com a composição química da tinta, já que o produto precisa ter boa resistência para evitar a entrada de gases no concreto.

 

Trabalho deve ser perfeito para evitar vazamentos

 

O trabalho deve ser realizado por profissionais capacitados para evitar problemas futuros e garantir durabilidade.

 

Durante a aplicação, é possível definir a textura. E para quem decidiu apostar no material depois que as paredes da casa estiverem prontas, é possível aplicá-lo com painéis de fechamento ou peças pré-moldadas.

 

Outra vantagem indiscutível é a economia, pois o material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço e reboco. Além disso, não é preciso gastar com outros revestimentos.

 

A manutenção é simples e, se realizada da maneira correta, sua parede pode ficar novinha durante muitos anos. Importante não usar sabão ou detergente, limpe sempre com água sob pressão e aplique verniz ou silicone depois da execução (principalmente em áreas externas), já que o material é poroso e tende a envelhecer.

 

 

 

Fontes:

http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/o-charme-do-concreto-aparente/n1237580581293.html

http://nbnbrasil.com.br/2016/12/03/concreto-aparente-e-tendencia-forte-para-a-proxima-temporada/

http://www.fida.com.br/index.php/concreto-aparente-e-tendencia-em-ambientes-comerciais-e-residenciais/

Compartilhar no Facebook
Share no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Conheça um pouco mais de Perdões, a cidade da amizade!

March 31, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes