Conheça um pouco mais de Perdões, a cidade da amizade!

March 31, 2017

 

A capela de Bom Jesus dos Perdões, ao redor da qual se formou o arraial dos Perdões, foi edificada por iniciativa do alferes português Romão Fagundes do Amaral e de Rubens Airão, na época da colonização, no século XVIII.

Conta a tradição que Romão Fagundes, fugitivo da justiça, ofereceu a D. Maria I, em troca do seu perdão, um cacho de bananas todo em ouro maciço, originando-se, desse fato, a denominação de Perdões.

O arraial de Bom Jesus dos Perdões figurava, em 1802, entre o termo da vila de São José, sendo elevado à categoria de freguesia em 1855, com o nome reduzido para Perdões. Passa a ser município em 1911, desmembrando-se de Lavras.

 

Conheça alguns dos Patrimônios e pontos turísticos da cidade:

 

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Capela Senhor dos Perdões, construído por volta de 1770, depois dedicada a Nossa Senhora do Rosário, foi também o primeiro cemitério da cidade. Situada à Praça José Modesto Sobrinho, sua presença pode ser percebida em vários pontos da cidade, pois se localiza em maior altitude. Seu estilo jesuítico, não possuindo torres atualmente, sendo que existiu torre na época da construção, atrai a admiração dos perdoenses e seus visitantes. Seu valor histórico, cultural e turístico justifica a importância de proteção legal com o tombamento.

 

MONUMENTO AOS PRACINHAS

Localiza-se à Praça 1º de junho, tendo sido construído em 1960, em homenagem aos pracinhas perdoenses que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Trata-se de um monumento protegido pelo exército brasileiro e é considerado patrimônio nacional. Devemos todos primar por sua conservação, pois nos remete não somente à história de Perdões, mas também do Brasil e do mundo.

 

PRAÇA ZOROASTRO ALVARENGA

Situa-se em frente à Matriz Senhor Bom Jesus dos Perdões, foi construída pelo Padre João Godinho e voluntários, de 1918 a 1920. Nesta época a praça apresentava um paisagismo encantador, cerc da de cipreste em formato artístico e um relógio de sol decorado com plantas. O coreto que compõe a praça foi inaugurado, bem mais tarde, em 1982. Depois foi colocado um cruzeiro revestido de mármore branco, em 1983. De seu traçado original conserva uma pequena parte da forma de seus caminhos que levam a um canteiro central. Seu entorno merece destaque, com presença de casarões coloniais e neocoloniais.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Perd%C3%B5es

http://www.perdoes.mg.gov.br/?pg=bens_protegidos

Compartilhar no Facebook
Share no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Conheça um pouco mais de Perdões, a cidade da amizade!

March 31, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes