Acabamento de tinta: qual a melhor opção para sua casa?

Tudo que se relaciona a decoração da casa nova ou da reforma de ambientes gera muita indecisão na hora de decidir o que ficará melhor e mais bonito. E o acabamento de tinta não fica de fora da lista de dúvidas das famílias.
O mercado de tintas oferece uma grande quantidade de cores para a pintura das superfícies, com diferentes tipos de acabamento. Para cada ambiente, um acabamento de tinta diferente. Diante de tantas variações, fica difícil saber qual é a mais indicada para as necessidades da casa.
Abaixo você entenderá a diferença entre os produtos disponíveis no mercado e encontrará dicas de como utilizar as cores nas paredes ao seu favor. Confira:
ACABAMENTO FOSCO
Este acabamento é recomendado em caso de cores escuras e paredes que apresentam imperfeições. A característica fosca é capaz de disfarçar defeitos e parece com veludo.
Os únicos contras estão nas possibilidades de ambientes que podem receber este tipo de acabamento: exclua banheiros, cozinhas e demais áreas úmidas, pois em contado com a água, este tipo de tinta pode embolorar. Acabamentos foscos são muito utilizados em projetos de interiores que apostam na famosa parede lousa.
ACABAMENTO ACETINADO
Ideal para quartos e salas de estar em tons claros, já que cores escuras são mais difíceis de retocar. A característica acetinada exige mais demãos e atenção aos detalhes. Quanto aos ambientes este acabamento é menos limitado, e pode ser aplicado em lavabos, banheiros e cozinhas.
ACABAMENTO SEMIBRILHANTE
O acabamento preferido dos pais. Ideal para quartos infantis e áreas úmidas, o acabamento semibrilhante é mais resistente à umidade, manchas e arranhões, além de ser mais fácil de limpar.
ACABAMENTO BRILHANTE
Deve ser usado preferencialmente em detalhes de gesso, portas, batentes, etc. Já que os retoques e imperfeições ficam muito perceptíveis. A facilidade está na higienização deste tipo de acabamento.
A durabilidade de todas as tintas depende as condições de aplicação e do ambiente. Fatores como insolação, qualidade da tinta e cor podem influenciar bastante. A quantidade de demãos varia nos mesmos fatores, mas especialistas dizem que de duas a três demãos são suficientes para qualquer tipo de acabamento.
Recomenda-se que todas as tintas devem ser reaplicadas em intervalos de 2 a 5 anos. E não se esqueça de preparar bem a superfície a ser pintada.
Fonte:
https://revista.zapimoveis.com.br/aprenda-a-escolher-o-melhor-acabamento-de-tinta-para-a-sua-casa/
https://www.hometeka.com.br/aprenda/qual-o-melhor-acabamento-de-tinta-para-o-seu-ambiente-descubra/