PLANTE VOCÊ MESMO A GRAMA PARA SEU JARDIM

January 13, 2017

 

Seu jardim pode ficar muito mais bonito com as gramas que você mesmo plantou. Mas para isso é essencial seguir algumas dicas importantes, pois o esforço dedicado no bom preparo do solo será recompensado por um gramado que permanecerá bonito e saudável por anos a fio.

 

Na etapa de implantação, antes de qualquer iniciativa, é preciso entender os procedimentos de como plantar grama corretamente, evitando assim problemas futuros como falta de metragem, irregularidade no solo, entre outros. Fazer uma análise cuidadosa do solo é essencial. E estes cuidados valem para qualquer formato, seja para plantar grama a partir de sementes, mudas, tapetes ou em placas.

 

Para ter sucesso na etapa de plantio de grama, é necessário que haja circulação de ar em toda área, água suficiente e níveis aceitáveis de nutrientes no solo, ricos em matérias orgânica, tais como, Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Confira abaixo mais algumas dicas:

 

  • Solo → O solo ideal para se plantar grama é o areno-argiloso, convenientemente suprido de nutrientes. Solos argilosos também podem ser utilizados, desde que o regime de chuvas seja adequado. Os mesmos devem ser profundos, com no mínimo 1 metro de profundidade; bem drenados; suficientemente úmidos e férteis. Os mal drenados favorecem o ataques de microrganismos que podem causar doenças nas raízes da grama.

  • Limpeza do terreno → Para que não haja bloqueio de oxigênio, entre a grama e o solo não deve haver nenhum tipo de obstrução. É de suma importância que o terreno esteja limpo. Remova todo e qualquer elemento, sejam objetos, entulhos ou até mesmo pragas e plantas que eventualmente podem ter se instalados por ali.

  • Formato → Existem diversos formatos de grama sendo comercializados, os mais comuns são em forma de placas medindo 0,40 cm (largura) x 0,625 (comprimento) ou em rolos medindo 0,40 cm (largura) x 1,25 (comprimento).

  • Descarregamento → Antes de iniciar o descarregamento, verifique sempre o melhor local, o ideal é que seja informado ao motorista que conduza a mercadoria até a área mais próxima possível do local onde pretende plantar grama. Evite ao máximo manuseia-las constantemente, dois manuseios serão suficientes, um para descarregar e outro para plantar.

  • Execução → Finalizando a etapa de descarregamento iniciaremos a execução, lembrando que a grama resiste até 15 dias antes do plantio.

  • Inicie manuseando cuidadosamente os tapetes e deixando-os lado a lado, se necessário faço o uso de uma linha de pesca ou similar e amarre em uma das extremidades da área principalmente se esta for extensa. A linha auxiliará no alinhamento.

  • Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário plantar a grama lateralmente rente uma da outra, recomendamos que aja uns 15 cm de fresta entre uma placa e outra, pois ao término da cobertura e do fechamento, a grama tem como característica a auto reprodução, multiplicando-se através de angiospermas, garantindo assim um melhor aproveitamento da metragem.

  • A água é indispensável como para todo ser vivo. Para cada 100 metros quadrados de grama plantados, recomendamos que já se inicie a irrigação, de preferência duas vezes ao dia, durante a amanhã antes das 09:00 horas e no final da tarde após as 17:00.

  • Cobertura → Apesar de ser mais bem indicada no inverno, uma cobertura fina de 1 cm de terra convencional (aquela vermelha facilmente de ser encontrada), além de garantir uma reserva extra em sua nutrição ajudará no processo de fermentação das raízes, potencializando e agilizando o processo de péga.

  • Fechamento → Se cumprido este passo a passo de como plantar grama, em até 3 meses (prazo máximo), a grama obterá raízes sólidas e estará pronta para utilização.

 

Se o solo for pesado, e já foi cultivado, é provável que ele apresente alguma compactação, que prejudicará o crescimento das plantas. Se for o caso, faz-se uma subsolagem profunda para romper impedimentos físicos existentes. Mas se o solo é leve, apresentará boa profundidade e drenagem, basta arar, distribuir o calcário e gradear para incorporação do corretivo. A aração deve ser realizada no prazo mínimo de 90 dias de antecedência ao plantio e a uma profundidade de 20 a 25 cm. Em terreno inclinado, é conveniente, antes de iniciar as dicas de como plantar as gramas mencionadas aqui, estudar a forma ideal de controle de erosão, como plantio em curva de nível.

 

Para a realização da análise de controle do solo, deve-se retirar amostras do terreno onde o gramado será implantado. As amostras serão levadas até um laboratório de análise química, que indicara a necessidade de calagem e os teores de nutrientes do terreno. Caso seja necessário, faz-se a correção do solo de acordo com as indicações da análise que mostraram exatamente o que precisa ser feito.

 

 

Fonte:

http://www.centraldagrama.com/dicas/como-plantar-grama

Compartilhar no Facebook
Share no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Conheça um pouco mais de Perdões, a cidade da amizade!

March 31, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes