JARDIM VERTICAL LEVA BELEZA E SAÚDE PARA SUA CASA

December 21, 2016

 

Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. Além disso são capazes de dar vida e alegrar os ambientes internos ou externos dos imóveis.

 

Se uma espécie já faz bem por si só, imagine então reunir diferentes exemplares em um local específico, com direito a prateleiras e diversos recipientes coloridos? Mas não é só beleza e charme que ele proporcionará as casas, a parede verde pode purificar e limpar o ar, pois retém compostos orgânicos voláteis (COV), fumaça de cigarro, além de manter o conforto térmico agradável, o aumento da umidade do ar, a redução da temperatura ambiente e a diminuição da poluição sonora. Além do contato direto dos moradores com a natureza, quando executada em áreas externas, ela também cria um nicho ecológico propício para a visita de pássaros.

 

Separamos abaixo oito sistemas de jardins verticais que já chegaram ao mercado brasileiro, cada um deles possui características específicas. Confira:

 

  • Blocos Pré-moldados→ Eles existem em dois modelos: bloco de concreto fundido, com jardineiras contínuas, e o bloco de concreto socado, com jardineiras em zigue-zague. Estes modelos podem ser instalados rente a muros impermeabilizados ou até sem nenhum apoio, pois os blocos têm nichos para passar vigas de sustentação.

  • Técnica Wall Green→ Este sistema Wall Green é vendido em kits, que deve ser montado por um sistema de encaixe e forma uma estrutura com capacidade para receber 18 plantas. A estrutura é de plástico injetado e pode ser fixada em diferentes tipos de superfícies.

  • Green Wall Ceramic→ Técnica que usa blocos cerâmicos que podem ser fixados em paredes em muros utilizando argamassa. Após a instalação é necessário impermeabilizar o painel com produtos atóxicos, como os utilizados em reservatórios de água, para não prejudicar as plantas. As jardineiras podem ser pintadas ou receberem outro tipo de acabamento. Para painéis grandes, é necessário instalar um sistema profissional de irrigação por gotejamento.

  • Treliças e Vasos→ Para construir este jardim vertical é necessário primeiramente chumbar uma treliça metálica à parede ou muro. Depois disso é só pendurar vasos meia lua à treliça. Se o jardim for grande e alto, será preciso investir em um sistema de irrigação.

  • Técnica PET→ Este método reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical, elas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais. A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins.

  • Fibra de Coco→ Técnica perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada por um material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. Deve-se impermeabilizar a parede que vai receber o painel antes.

  • Técnica Vasos Meia Lua→ Ideal para decorar pequenos espaços, a distribuição dos vasos depende do estilo e do gosto do morador. Utilizar vasos do mesmo material é uma boa solução para garantir a harmonia do jardim vertical, porém não existem regras.

  • Técnica Quadro Vivo→ Os quadros verdes foram desenvolvidos pela paisagista Gica Mesiara. É só escolher um local iluminado na casa e trazer o verde para dentro. O quadro é fixado com parafusos e buchas. A estrutura é vedada para evitar vazamentos e umidade, o sistema de rega pode ser computadorizado ou manual.

 

Uma outra ideia interessante é fazer jardins reutilizando palletes, blocos de concreto ou sapateira. Vai da criatividade de cada um criar espaços verdes que deixarão as casas ainda mais estilosas e levando qualidade de vida a todos.

 

Fontes:

http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/2015-02-03/36-ideias-para-montar-o-seu-jardim-vertical.html

http://ciclovivo.com.br/noticia/8_maneiras_de_fazer_um_jardim_vertical/
http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/Jardim-vertical/noticia/2016/08/jardins-verticais-conheca-os-beneficios.html

Compartilhar no Facebook
Share no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Conheça um pouco mais de Perdões, a cidade da amizade!

March 31, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes